sábado, 25 de abril de 2015

A rotina diária


O Vi já tem a rotina dele bem definida. Ao final da tarde ou início da noite, depende, existem 3 passos certinhos: Ajudá-lo a fazer cocó (muito raramente consegue sozinho); o banho e beber o leite. Logo de seguida faz o primeiro sono da noite que dura 6 a 7h. Quando acorda, mudo-lhe a fralda e bebe o leite quase a dormir e mais um soninho de 5 a 6h. É assim todos os dias.

Falamos com o Pai pelo skype e ele já sabe, mal nos sentamos em frente ao computador fica muito quietinho à espera e assim que vê o Pai “fala” e sorri, o Pai brinca a fazer cucú, aparecendo e desaparecendo na câmara e o que o Vi acha piada! É lindo ver como interage com o Pai desta forma.

A minha estrelinha é um bebé amoroso, continua super calmo e mesmo quando vamos tomar as vacinas, porta-se tão bem, sou mais mariquinhas do que ele…
Quando acorda fica entretido a brincar com o mobil musical ou distrai-se com as mãozinhas, só se estiver com fome é que choraminga um bocadinho, mas assim que me vê  todo ele é sorrisos e começa logo a mexer as perninhas e os braços à espera que lhe pegue ao colo, tão fofo! Só não dá confianças a quem não conhece. Sorri assim que vê uma cara conhecida, mas caso contrário… Observa simplesmente.

Gosta de ouvir as histórias que lhe leio, fica muito atento e gosta de tocar nas imagens grandes e coloridas. Já reconhece o Merlin, o nosso gatinho, está a nascer uma verdadeira amizade! Engraçado como o Merlin respeita o espaço do Vi. Quando está no tapete que tem o ginásio de bebés, o Merlin não pisa o tapete, fica de lado a vê-lo ou mesmo a dormir, mas sempre por perto, é delicioso ver esta relação.

Daqui por 3 meses viajamos para Moçambique e preocupa-me o facto de pela 1ª vez o Merlin ter que viajar no porão, são 11h de voo e sendo o Merlin tão sensível, como é típico dos gatos persas, receio que algo não corra bem… Estou a sofrer por antecipação, eu sei, mas não consigo evitar. Desta vez teremos de ir nos lugares reservados a quem viaja com bebés e aí não é possível levar animais… Só de pensar fico com o coração apertado, o Merlin como já disse anteriormente faz parte da família. Só quem tem e gosta de animais entende o que estou a dizer.

Entretanto, o Pai está quase quase de volta!

segunda-feira, 13 de abril de 2015

As descobertas

 
Aos três meses e uma semana o Vi descobre as mãos! Estava a mudar-lhe a fralda e vejo que fica muito atento a olhar para a mãozinha. Olha, olha, leva a mão à boca, continua a olhar muito fixamente, vira a mão para um lado, para o outro. Foi maravilhoso ver esta nova fase e como reagiu. No dia seguinte tentou chegar aos bonecos e mal apanha um, tenta segurá-lo.

Ainda não voltou a beber a quantidade de leite que já bebia e há uma razão. Está a enjoar o leite. Mas ainda é cedo para iniciar a sopa e não vai passar pelas papas, porque está já com um peso considerável para a idade, por tanto, agora só lhe dou o biberon mesmo quando está com muita fome para beber o máximo que conseguir e tem resultado. A enfermeira de família, ocorrente da situação, pediu para tentarmos um leite diferente. Fiquei um pouco reticente porque estar a mudar de leite penso que não seja bom, mas  disse-me que não tinha problema, pois aos 3 meses, não faz diferença no organismo. Já experimentámos o Novalac AO mais doce e até um biológico, mas no dia em que lhe dei outro leite, teve uma crise de cólicas, coitadinho… Já tinha acontecido anteriormente e eu já devia saber que muito provavelmente era isso que ia acontecer, senti-me a pior das Mães. Chorava ele e chorava eu… na realidade voltei ao Aptamil confort que continua a ser o mais indicado e é o que bebe melhor e bye bye cólicas! Não voltou a ter claro.

Entre os muitos conselhos que me deram, sem os ter pedido, houve apenas um que levei em consideração: “façam o que a vossa intuição manda, os pais é que sabem o que é melhor para os filhos”. Mais verdade do que esta não existe.

Esta semana houve novidades para o Vi, comecei a dar-lhe banho na banheira tradicional e gostou, tem mais espaço, adora “chapinhar” com as mãos na água. A hora do banho passou a ser um divertimento para ele e uma aventura para mim!

Tive que comprar mais babetes, porque nos últimos dias tudo é baba, a minha estrelinha passou a usar a chucha para morder, as gengivas estão mais rijas e então comprei uma roda de borracha própria para bebés de 3 meses, apesar de ainda não conseguir mantê-la agarrada na mão muito tempo, eu ajudo e ele gosta.

Converso muito com o Vi, conto-lhe histórias, canto e ele acompanha-me fazendo aaaaah e se páro fica a olhar para mim muito sério, é o máximo a minha estrelinha!

Continua a dormir no quarto dele e já faz 6h seguidas de sono, finalmente!
Estou encantada  J


segunda-feira, 6 de abril de 2015

Páscoa no campo



Mantemos a tradição de famíla e todos os anos vamos passar a Páscoa à terra do meu Pai, na Ponte de Sôr, mais precisamente nos Foros do Domingão, a 20m da barragem de Montargil. Nestes três dias ficamos literalmente entre oliveiras e mais umas árvores de fruto e sabe tão bem!

Foi a primeira vez do Vi no campo! Este ano o tempo ajudou e o sol apareceu em força. As sestas foram uma maravilha, adormecia com tamanha facilidade, embalado ao som dos passarinhos. Sempre muito observador, admirava tudo com muita atenção e acabava por achar piada a alguma coisa e ria-se, que linda a minha estrelinha a descobrir a natureza e ao que parece sai à Mãe, que adora o Alentejo!

Os últimos dias antes de termos ido de viagem, foram um pouco desgastantes. O Vi deixou de ter apetite e o pouco leite que bebia, deitava fora… Dois dias assim e fomos ao hospital, depois de uma ecografia abdominal e análises, tudo parece normal. A Dra diz-me que se voltar a vomitar, terei de o levar de imediato para ficar internado… Fiquei completamente assustada, mas felizmente o meu Baby voltou a beber leitinho, menos de metade do que é habitual, mas pelo menos não deitou nada fora. Ainda não está a 100% mas devagarinho está a recuperar.

A semana passada fomos à consulta dos 3 meses e não é que a nossa estrelinha pesa já 6120kg e com 60cm! Pois é… Está um crescido, as roupas que veste são de 6 meses…!

Cada dia que passa, fica mais risonho e mal acorda começa a rir e a “falar” tão bem disposto, é uma alegria cá em casa logo pela manhã! Há uns dias apercebo-me  que está fixamente a olhar para a parede e a soltar gargalhadas. Descobriu os botões da música ambiente!  Também adora olhar para os quadros na sala e eu explico que são réplicas de alguns pintores. Ele parece entender tudo o que lhe digo e ouve-me com muita atenção. Tenho alguns livros com imagens grandes (apropriadas para estas idades) e à medida que leio a história, mostro-lhe as imagens e fica maravilhado. Que ternura!

O Pai já voou outra vez para terras africanas e estamos cheios de saudades… Vale-nos o skype.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Domingo de festa

Chegou o meu aniversário e dia 29 de Março foi também o dia em que a nossa estrelinha fez 3 meses! Foi claro muito especial e festejámos com pompa e circunstância.

Sempre gostei do mês de Março, não só por fazer anos, mas porque chega a Primavera, os dias ficam maiores, há sempre dias de muito sol e tudo fica mais colorido! Até porque é um mês de festas, o meu Pai faz anos dia 9, o dia do Pai é a 19 e finalmente eu a dia 29, e muitas vezes o Carnaval e até a Páscoa são em Março, por isso sempre foi o mês recheado de alegria!

Durante a gravidez li muito sobre os métodos mais adequados, segundo alguns psicólogos e pediatras, para cuidar de um bebé e os mimos associados. Ora, optei por fazer o seguinte: o primeiro mês, muito colo, muito mimo, só nunca dormiu connosco na nossa cama, sempre no berço dele.

Os primeiros 3 meses de vida são considerados o 4º trimestre da gravidez, é a adaptação do bebé a uma vida nova, a um mundo desconhecido e há que o ajudar. No segundo mês, menos colinho, fui deixando o Vi mais vezes na espreguiçadeira, sempre comigo por perto. Adormecia-o ao colo mas logo que estava “ferrado” passava para o berço.

Desde que nasceu, que o Vi só dorme no nosso quarto de noite, durante o dia ficava sempre na alcofa, no quarto dele ou na sala. Mas aos dois meses comecei também a deixar que fizesse as sestas diárias já na caminha grande. Agora já adormece sozinho muitas vezes. Deito-o, deixo as músicas que ouvi durante a gravidez a tocar e acaba por adormecer. Tão bom, é um doce a minha estrelinha!

Até agora tenho conseguido pôr em prática o que pretendo. Sempre disse que aos 3 meses iria passar a dormir de noite no quartinho dele, uma semana antes foi o dia e não é que conseguimos? O Vi passou a primeira noite no quarto sozinho e que maravilha. Deixei a caixinha que reflecte as estrelas na parede do quarto e fica maravilhado a olhar e acaba por adormecer. Sempre com o intercomunicador ligado e mesmo ao lado do nosso quarto, foi bem sucedido! Parabéns fofinho! Bem, eu também estou de Parabéns, afinal não conheço muitos pais que aos 3 meses deixem já os filhos a dormir sozinhos, por tanto Parabéns para mim yeeeeh!

 Continuo uma Mãe vaidosa J