sexta-feira, 22 de julho de 2016

18 meses

18 meses e começaram as teimosias, gritos de fugir de perto, socorro! Claro que tudo isto acontece quando houve a palavra "Não" bem firme. Digo-lhe que os meninos bonitos não fazem essas coisas e se continua, então aí vai para o castigo, que surpreendentemente é o que tem resultado, fica na cama nem 2m e quando o vou tirar, dá-me de imediato um beijinho e faz-me massagens na cabeça. 
Tenho presenciado algumas situações semelhantes com crianças da mesma idade, espero que seja uma fase…
Na escolinha, tive reunião com a educadora para receber a avaliação desde que entrou e vim tão contente! Personalidade bem vincada, não gosta de confusões, se os meninos começam a tirar brinquedos uns aos outros ele sai de fininho e vai brincar sozinho, adora ouvir histórias (sim, se há coisa que mais gosta de receber, são livros) arruma os brinquedos e é uma criança que não dá trabalho nenhum, palavras da educadora e que me deixaram muito vaidosa.
Cada dia a minha estrelinha diz uma palavra nova e tão bem! Até já constroi frases, quando vamos para o carro diz "carro Pai" ou "carro Mãe" depende qual, deixou de dizer Mamã e Papá, gostava tanto, assim parece ainda mais crescido. Ofereci-lhe um livro onde tem algumas imagens, uma delas é um carro de bombeiro, ficou fã e cada vez que vê um carro vermelho ou um reboque diz “Bombeio” mas um dia destes viu mesmo um carro de bombeiro e ficou eufórico a apontar sem parar de dizer, ou melhor, gritar "Bombeio Bombeio" eh eh
No que respeita a brincadeiras, entre os livros e as bolas a coisa está empatada, quando vai dormir, depois de lermos duas histórias (por ele seriam umas dez eh eh) leva sempre um livro para a cama. Sonha a dizer bola, acorda e pede uma bola, demais! Gosta de se deitar no meio de almofadas, então criei o cantinho das almofadas no quarto dele e o que gosta disso J
Depois vêem as motas e o carro dos bombeiros, não temos mota, mas fica louco só de as ouvir.
O Merlin continua a ser o seu melhor amigo e estão sempre juntos!
No que toca a comida, gosta de tudo, mesmo tudo, mas é doido por queijo, sempre que quer comer diz de imediato “quêio” não tivesse um avô alentejano!
Desde Abril que o Vicente tem tido uma a duas bronqueolites por mês e consequentemente crises de falta de ar, situações que nos deixaram em estado de desespero. Tem uma bomba de Ventilan em caso de S.O.S., fizemos algumas sessões de ginástica respiratória, para evitar tomar Ventilan e resultou muito bem.  Está a ser acompanhado na alergologia e ontem fomos tirar sangue (lembrei-me do que passou em Moçambique, mas aqui foi tão diferente, felizmente!)  passaram um spray para adormecer o braço e não doer, a picada é com uma agulha fininha e chorou um bocadinho pela situação, mas portou-se tão bem a minha estrelinha!  Até teve direito a um diploma de bravura :) Penso que dão a todas as crianças, mas não interessa, o meu baby foi mesmo muito muito valente!
Daqui por uns dias já saberemos exactamente se tem alergias a alguma coisa (animais, antibióticos, etc) os médicos dizem que até aos 2, 3 anos estas situações são recorrentes e que normalmente passam, esperemos que sim.
Eu e o Pai queremos muito dar um irmãozinho ao Vicente, será que vamos ter essa benção? O que for será!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário