sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

A crescer tão depressa

Quase a completar 2 anos, a minha estrelinha é um doce, mas a personalidade cada vez mais vincada. Muito decidido no que quer, gosta de fazer as coisas sozinho e descobrir coisas novas e perceber como tudo funciona. Memoriza tudo, como é normal nesta idade, são verdadeiras esponjas e “absorvem” tudo o que veem! Um dia destes estávamos parados num semáforo e quando fica verde, o Vicente diz-me “tá vêde Mamã, vamos” oh pá demais!

Este ano é o 1º Natal do Vicente a sério, o ano passado ainda era pequeno e estávamos em Moçambique, onde não se celebra o Natal e se está no pico do Verão. Por isso, estou super ansiosa, não tem ainda a percepção da troca de presentes, o Pai Natal e a árvore já é uma alegria! Temos o presépio e todos os dias diz olá ao menino Jesus. Para mim a noite de 24 sempre foi mágica, este ano vai ter um sabor agridoce, será o primeiro Natal em que a minha avó não vai estar presente, é uma estrela cintilante desde Agosto… Por outro lado, o Vicente irá preencher esse vazio e encher o meu coração de muito amor e alegria.

Teve o seu 1º dia do pijama e lá foi todo contente para a escola de pijama, foi um dia diferente e gostámos os dois eh eh

Comprei-lhe um lego apropriado para a idade, adorou. As primeiras vezes pedia para sermos nós a montar as peças, depois com muita concentração lá fez a sua 1ª construção eh eh

Já tem a perfeita noção do tempo e espaço e sempre que o pai sai e diz que vai trabalhar, pergunta de imediato se vai no carro ou no avião! Se de manhã quando o deixo na escolinha lhe digo que mais logo vamos ter com os primos, é a 1ª coisa que me diz quando o vou buscar, pois é, não podemos dizer nada às crianças e depois não cumprir.

Se houve alguém espirrar diz logo “santinho” o máximo! E quando estamos a sair do carro ou nos aproximamos de uma estrada, diz que “é pigôso” e vem dar-nos a mão.

Tantas coisas que lhe vamos ensinando e outras que vai vendo e aplicando no dia-a-dia, a minha estrelinha está a crescer! Que lindo o meu amor mais doce J

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Louco por futebol


O Vicente é louco por futebol, quer sempre "macai goio!" Temos várias bolas em casa, uma bola no carro da Mamã, no do Papá, em casa dos avós… A semana passada o pai estava ver a selecção a jogar na televisão e de repente ouvimos o Vicente "Potugau". Agora sempre que pega numa bola grita bem alto "goio Potugau" desde que tenha uma bola é o menino mais feliz do mundo!
Temos ido a algumas festas de aniversário de outras crianças e houve uma em que havia a Minnie (pessoa adulta com a máscara completa) adorou e até ao colo dela andou, foi a loucura, nem quero imaginar quando for a festinha dele, que já ando a preparar eh eh
Todos os dias há sempre novidades da minha estrelinha. O bacio já está mais que incutido na rotina, depois das refeições e antes do banho, mas por vezes vem ter comigo e diz "Mãe ti-ti" e lá vamos para o bacio, fica todo feliz e diz "Itente ti-ti gaaaande" o máximo J
Um dia destes entro na sala e encontro o Vicente na motinha dele e com o cesto das molas da roupa na cabeça.
- O que tens na cabeça fofinho?
- O meu capaquete Mãe!
Criatividade não lhe falta eh eh
Está fã do Panda e os caricas, é das poucas coisas que o faz ficar com os olhos colados à televisão (por enquanto e ainda bem) salta e dança todo contente! Houve um dia que fui ao Ikea e por acaso foi comigo, não é costume levá-lo a grandes superfícies comerciais, mas naquele dia aconteceu, quando passamos a zona dos peluches e vê montes de pandas repete vezes sem conta "Panda caicas Mãe" Trouxe um todo feliz e desde aí que não sai de casa sem ele. Nos primeiros dias queria sair sempre com o panda e o me-mé, mas dizia-lhe para escolher apenas um, então o me-mé é apenas para dormir. Todas as noites diz a oração ao anjinho da guarda e agarra-se à mantinha, a mesma que dorme desde que nasceu, ali está com as mãozinhas a fazer festas no pêlo e adormece agarradinho a ela e confirma sempre se o do-do e o me-mé estão com ele, mas a manta é que não pode faltar. Cada um com a sua função, muito fiel aos seus "amores".
Houve uns dias em que não queria tomar banho, simplesmente não se queria sentar na banheira, nem deixava que lhe molhasse o cabelo, não houve nada que justificasse esta atitude e por isso comprei uma tartaruga que se fixa à banheira com ventosas e tem montes de distracções, resultou, adora!
Andou uns dias com tosse e eu dizia "vai embora tosse, deixa o Vicente em paz" e ele repetia, agora quando vamos fazer alguma coisa que não lhe apetece, diz-nos de imediato "dêxa Itente paz" temos que nos conter para não nos rirmos… está um must a minha estrelinha!
E quando me abraça e fica assim agarradinho ao meu pescoço, encostadinho ao meu ombro e solta um "Ai Mãe". O melhor do mundo!


quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Lindo lindo lindo

 
 
Aos 21 meses a fase dos gritinhos e das tentativas de birras estão a passar, yeeeeees!!! Agora é a fase de dizer tudo o que nos houve dizer, reagir a determinadas situações como nos vê fazer e se queremos que o nosso filho se comporte correctamente, nós temos de ser sem dúvida um exemplo disso.
Ao início tinha dificuldade em manter a calma e dava por mim a elevar o tom de voz e dizer “tau-tau”. Depressa percebi que esta atitude o incentivava ao mesmo comportamento e não é isso que quero, de todo. Eu e o pai concordamos que as palmadas estão longe de acontecer por aqui, o castigo continua a funcionar na perfeição. Claro que sentimos os “olhares” de desaprovação por parte de alguns familiares e amigos, mas os pais é que sabem a melhor maneira de lidar com os filhos e as crianças não são todas iguais. Dizer um “Não” bem firme e não ceder é o principal, chora um bocadinho, mas temos vindo a notar que cada vez mais as birras são curtíssimas, por isso digo tentativa de birra, porque o Vicente já percebeu que não adianta insistir, quando dizemos não, é não. Distraímo-lo com outra coisa e tem funcionado.
Quer perceber tudo o que se passa à sua volta, se houve um barulho pergunta “é o quê Mamã?” volta a perguntar e respondo-lhe 10 vezes a mesma coisa, mais uma fase… Quando o pai viaja, cada vez que vê um avião diz que é o Pai. Há uns dias no caminho de regresso do aeroporto para casa, não parava de dizer com ar tristinho “Pai, avião gande” de repente avista um avião e grita “Papá tou aqui” partiu-me o coração…
A semana passada chego ao infantário para o ir buscar e qual não é o meu espanto quando o vejo sentado num bacio, todos os meninos, achei o máximo! A educadora disse-me que como alguns já têm essa rotina, fazem igual para todos, pediu para fazermos o mesmo em casa. A seguir às refeições bacio com ele eh eh! Nós queríamos saltar esta fase e ir directo para o redutor, mas foi iniciado assim e vamos respeitar.
O Vicente não pode sair de casa sem uma bola, a seguir ao “memé” que não o larga por nada, desde os 16 meses quando o pai lhe trouxe o “memé” que tinha ficado em Moçambique que nunca mais o largou, dorme com ele, não sai de casa sem ele, leva-o para o infantário, sempre juntos. Mas a bola, é a loucura! Eu sei que todos os meninos gostam de jogar à bola e o Vicente não é exepção, desde bebé que fica eufórico quando tem uma bola. Seja de futebol, basquetebol, voleibol, raquetes, desde que haja uma bola para jogar está feliz J
Nestas últimas manhãs quando chego ao quarto e abro um bocadinho os estores, a minha estrelinha diz com a voz mais doce “Bô dia meu amoi” É o que lhe digo sempre, coisa boa da Mãe J
Hoje completa 21 meses e cada vez mais sou uma Mãe muito babada J


quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Estou a deixar de ter bebé

 
 
 
Já com 20 meses a minha estrelinha!
Está a crescer a uma velocidade relâmpago, todos os dias me surpreende com um vocabulário mais rico e gosta de aprender coisas novas e fazer tudo sozinho, quando insiste e não consegue lá nos chama e diz “Mãe/Pai ajuda” cresceu tanto e dou por mim a olhar para o meu baby que está a ficar um lindo menino.
Vamos fazendo o melhor que conseguimos e ficamos tão contentes por ver que o que lhe ensinamos está a dar frutos, ora:
- diz obrigado “igádo”  sempre que lhe damos algo
- sempre que vai dormir ou sai para algum lado diz até amanhã muito perceptível
- quando acorda diz bom dia com um beijinho de chorar por mais J
- Cumprimenta as pessoas da família com um beijinho e um abracinho, conforme lhe ensinámos
- todos os dias quando chegávamos à praia dizia “olá paia, olá aieia (areia), olá piu-piu (gaivota), olá sol. Quando vínhamos embora, repetia tudo com um até amanhã, coisa mais fofa da mãe!
- come sozinho e é muito poupadinho, tudo o que sai fora do prato apanha eh eh
- conta até nove, o dez teima em não sair, por enquanto
- se houve o telemóvel ou a campainha pergunta de imediato “quem né”? E depois vai ele bater na porta, muito bom!

- Assim que chegamos a casa descalça-se e vai de seguida para o lavatório para lhe lavar as mãos
- todas as noites antes de dormir, digo a oração “Anjo da Guarda, minha companhia, guarda a minha alma, de noite e de dia” fica sempre a sorrir muito atento e assim que termino manda um beijinho ao anjinho da guarda, que está pendurado sobre a cama. Um doce.
Claro que as traquinices fazem parte do dia-a-dia, ainda ontem dou conta de um silêncio, que nunca é coisa boa e encontro-o na cozinha (carpete e mesa riscadas) diz de imediato “oh-oh” e põe-se em fuga… Só rabiscava nas folhas, agora só acompanhado!
Estas férias foram deliciosas, o Vicente correu, brincou, explorou. Quer no Alentejo ou em Santa Cruz esteve sempre em contacto directo com a natureza. Ficava entretido a apanhar formigas, gafanhotos, sim é mesmo coisas de meninos eh eh. Conviveu com os tios e primos, estreou-se no carrocel e claro que só podia ter andado num carro de bombeiro, adorou! Experimentou novos sabores à mesa e bom garfo como é quis sempre repetir! Entre tantas outras coisas, a minha estrelinha está a descobrir, a aprender, a crescer. E sou tão grata por tudo J
Ah! O resultado das análises que fez, deu tudo negativo, não tem alergias a nada, felizmente! Vai apenas fazer uma vacina oral para reforçar as defesas.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

18 meses

18 meses e começaram as teimosias, gritos de fugir de perto, socorro! Claro que tudo isto acontece quando houve a palavra "Não" bem firme. Digo-lhe que os meninos bonitos não fazem essas coisas e se continua, então aí vai para o castigo, que surpreendentemente é o que tem resultado, fica na cama nem 2m e quando o vou tirar, dá-me de imediato um beijinho e faz-me massagens na cabeça. 
Tenho presenciado algumas situações semelhantes com crianças da mesma idade, espero que seja uma fase…
Na escolinha, tive reunião com a educadora para receber a avaliação desde que entrou e vim tão contente! Personalidade bem vincada, não gosta de confusões, se os meninos começam a tirar brinquedos uns aos outros ele sai de fininho e vai brincar sozinho, adora ouvir histórias (sim, se há coisa que mais gosta de receber, são livros) arruma os brinquedos e é uma criança que não dá trabalho nenhum, palavras da educadora e que me deixaram muito vaidosa.
Cada dia a minha estrelinha diz uma palavra nova e tão bem! Até já constroi frases, quando vamos para o carro diz "carro Pai" ou "carro Mãe" depende qual, deixou de dizer Mamã e Papá, gostava tanto, assim parece ainda mais crescido. Ofereci-lhe um livro onde tem algumas imagens, uma delas é um carro de bombeiro, ficou fã e cada vez que vê um carro vermelho ou um reboque diz “Bombeio” mas um dia destes viu mesmo um carro de bombeiro e ficou eufórico a apontar sem parar de dizer, ou melhor, gritar "Bombeio Bombeio" eh eh
No que respeita a brincadeiras, entre os livros e as bolas a coisa está empatada, quando vai dormir, depois de lermos duas histórias (por ele seriam umas dez eh eh) leva sempre um livro para a cama. Sonha a dizer bola, acorda e pede uma bola, demais! Gosta de se deitar no meio de almofadas, então criei o cantinho das almofadas no quarto dele e o que gosta disso J
Depois vêem as motas e o carro dos bombeiros, não temos mota, mas fica louco só de as ouvir.
O Merlin continua a ser o seu melhor amigo e estão sempre juntos!
No que toca a comida, gosta de tudo, mesmo tudo, mas é doido por queijo, sempre que quer comer diz de imediato “quêio” não tivesse um avô alentejano!
Desde Abril que o Vicente tem tido uma a duas bronqueolites por mês e consequentemente crises de falta de ar, situações que nos deixaram em estado de desespero. Tem uma bomba de Ventilan em caso de S.O.S., fizemos algumas sessões de ginástica respiratória, para evitar tomar Ventilan e resultou muito bem.  Está a ser acompanhado na alergologia e ontem fomos tirar sangue (lembrei-me do que passou em Moçambique, mas aqui foi tão diferente, felizmente!)  passaram um spray para adormecer o braço e não doer, a picada é com uma agulha fininha e chorou um bocadinho pela situação, mas portou-se tão bem a minha estrelinha!  Até teve direito a um diploma de bravura :) Penso que dão a todas as crianças, mas não interessa, o meu baby foi mesmo muito muito valente!
Daqui por uns dias já saberemos exactamente se tem alergias a alguma coisa (animais, antibióticos, etc) os médicos dizem que até aos 2, 3 anos estas situações são recorrentes e que normalmente passam, esperemos que sim.
Eu e o Pai queremos muito dar um irmãozinho ao Vicente, será que vamos ter essa benção? O que for será!

 

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Que crescido que estás




O sol chegou em pleno e o bom tempo permitiu-nos ir uns dias até Vila Nova de Milfontes, que maravilha! O Vicente adorou estar na praia, ainda não está a completamente rendido à areia, está sempre a tirar os grãos de areia das mãos eh eh
Esteve com os primos e tios e fez-lhe tão bem! A destreza com que andava, poder acordar e correr de imediato para a rua a chamar os passarinhos. O cansaço era visível ao final de cada manhã e tarde, foram dias intensos recheados de coisas boas!
Nas duas últimas semanas começou a dizer palavras correctamente, o que nos ouve dizer repete igual, um espectáculo! A primeira frase que disse foi ao seu melhor amigo, o nosso gatinho Merlin “toma Ménin” enquanto lhe atirava uma bola para brincarem, achei lindo e por acaso estava a filmar, ficou registado! Na praia ao ver os primos a jogar raquetes, dizia “cáquete” e teve direito às suas primeiras raquetes de praia pois está claro e jogou (à sua maneira) que máximo!
Quando lhe pergunto “gostas da Mamã de onde?” ao que responde a sorrir “à atão” com a mãozinha no meu coração, fico toda derretida, ai coisa boa da mãe!!! De vez em quando lembra-se e vem a correr direito a nós, estende os bracinhos e lá vem um beijo repinicado que nos rasga um sorriso de felicidade.
Continua a ser uma criança (desde sempre) que não dá confianças a quem não conhece e sinceramente, não me importo nada com isso. Fala e manda beijinhos e dá abraços quando está confortável para isso, de resto nop.
De regresso a casa, pensei que fosse haver alguma hesitação quando voltasse à escolinha, mas para minha surpresa, ficou tão bem! Que orgulho tenho na minha estrelinha!
Daqui por poucas semanas teremos férias a sério e lá virão mais dias que nos vão, certamente, encher o coração!


terça-feira, 24 de maio de 2016

Viciada neste doce


Quase a completar 17 meses, o Vicente está já a entrar numa das fases mais importantes que vão orientar a sua educação no futuro. Começa a ouvir a palavra “não” para que perceba que os adultos é que mandam. Sempre que lhe peço algo e me dá, digo “obrigado” na esperança que faça o mesmo. Quando por vezes não dorme a sesta completa no infantário e ao final do dia, irritado, puxa os meus cabelos como se fossem lianas (a minha vontade é gritar e tirar-lhe a mão) mas muito calma, digo-lhe que me está a magoar e a minha estrelinha de imediato larga os meus cabelos e faz-me uma massagem na cabeça como lhe costumo fazer, óh… a sério… Um amor J

Sempre dormiu com o do-do e desde que entrou para a escolinha que o leva e anda o dia todo com ele, não o larga por nada. Vê nele o seu companheiro desta nova aventura. Ora, um destes dias olha para a máquina de lavar roupa e começa a gritar pelo do-do, que lá andava dentro às voltas… Um filme para o distrair até que a máquina terminasse.

Ao final de 1 mês no infantário o balanço não podia ser mais positivo! Após a primeira semana já me diz tatá, dá-me um beijinho e vai para o colo da educadora bem disposto! Isto vale ouro para mim! Pensei que nos primeiros dias fosse apanhar alguma virose, mas aguentou-se firme, como diz uma das auxiliares “temos homem” eh eh. Bom...a semana passada foi alvo de uma bronqueolite, tal como algumas crianças da sala dele e grande parte no geral. Uma semana em casa e felizmente já recuperou!
Quando o vou buscar, já tenho tudo orientado em casa e a atenção é exclusiva para a minha estrelinha. Sempre que o tempo permite, vamos ao parque e já temos que levar uma bola, é louco por jogar à bola! Em casa, tem sempre o seu amigo de 4 patas para brincarem juntos (deixo um pequeno vídeo no final) e adora tudo o que é música, temos um piano, guitarras do pai, jambés, um xilofone e é vê-lo tocar e dançar todo feliz!
 
 O tempo não pára e estes momentos não voltam. Estou cada dia mais viciada neste doce, o mais saboroso e saudável do mundo inteiro!

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Nova etapa - Infantário

Chegou o Grande Dia! Lá fomos os 3, eu, o Pai e a nossa estrelinha. O dia que muda para sempre a relação de Mãe/filho, o corte à séria do “cordão umbilical”.

Sorridente, mal entramos é o próprio Vicente que me dá a mão e me encaminha para a sala, lá entra todo corajoso e os outros meninos vão ao encontro dele, começam de imediato a interagir e brincar. Ok, eu e o Pai contentíssimos pela primeira reacção. Saímos sem que se tenha apercebido e 2h depois, que pareciam nunca mais passar, fomos buscá-lo! Assim que entramos reconheço de imediato o choro da minha estrelinha e o coração de Mãe fica completamente desfeito… Como é que fui capaz de o deixar ali sem conhecer ninguém? O meu bebé… Acelero o passo e assim que o vejo pego-lhe, abraço-o e aconchego-o. Ele a soluçar, não pára de apontar para a porta e fico completamente destroçada.

No dia seguinte faço um tremendo esforço para o encorajar, mas assim que passamos os portões começa a fazer beicinho e a dizer “Ãmm, ãmm” que não sabemos porquê, mas é como diz não. Mais 2h que teimavam em não querer passar, mas a fase de adaptação tem que ser feita aos poucos e assim foi. Uma semana depois, pela primeira vez, não chora quando entramos e fico tão contente. O facto do Vicente ser um bebé que não dá muita confiança a quem não conhece, não ajudou, mas com paciência e a dedicação fantástica da educadora e auxiliares, o resultado tem sido positivo. O meu baby colabora e estou tão orgulhosa! O ponto alto do dia passou a ser a hora de o ir buscar, sem dúvida! Uma alegria eufórica para os dois J

Após 2 meses em Portugal, o Pai voou para Moçambique e serão 10 dias que não vão passar tão rápido como gostaríamos, mas o skype ajuda!

O Vicente acorda sempre bem disposto e a sorrir, não sai à mãe garantidamente e ainda bem! Uma manhã destas, estou a pegar-lhe ao colo, abraça-me e prega-me um beijo todo sorridente e diz Mamãããã, ganhei o dia J

sexta-feira, 4 de março de 2016

Festas, festas e festas

 
 

Depois da réplica do nosso jantar de Natal, chegou o carnaval, onde tivemos um piu-piu amarelinho, foi a loucura! O Vicente adora chamar os passarinhos e ficou tão feliz que não queria tirar a roupa por nada, até para dormir tivemos que lhe vestir uma parte do fato eh eh eh

Depois do entrudo preparei a festa para soprar a vela do 1º aniversário do Vicente. Foi uma festa calorosa e muito bonita, uma vez que os últimos meses foram passados em Moçambique, o tema não podia ser outro senão os animais da selva! Recebeu muitos brinquedos, tive que guardar alguns e vão aparecendo de vez em quando, alternado com outros. Por aqui não achamos necessário muita quantidade, mas os principais que ajudem no desenvolvimento de acordo com a idade.

As celebrações continuaram, o primo R. chegou da viagem de 1 ano que fez pelo mundo e claro que no dia que chegou houve mais um jantar e o que o Vicente gosta disto, quer é paródia e temos sorte, porque mesmo com soninho mantém-se bem disposto até o deitarmos. Claro que é muito raro acontecer, porque continua a ter a rotina desde que nasceu, banho, jantar, história e caminha por volta das 21h e agora escolhe a história que quer ouvir, há dias em que quer que lhe leiamos a mesma história vezes sem conta, adora livros J

A minha estrelinha cresceu tanto desde que chegámos! Já chega à bancada da cozinha, já consegue tocar no piano que temos na sala sem se esticar todo e já agarra na guitarra do Papá firme com as duas mãos! Gosta tanto de música que o Pai comprou-lhe uma guitarra pequena, mas uma guitarra a sério não é de brincar!! Ai o Papá J
 
Anda sempre bem disposto, quer seja em casa a correr tudo e a brincar, quer seja no parque, quando está com os primos é uma animação e quando dizemos que vamos a casa dos avós então é a loucura! É um bebé feliz J

Houve mais umas mudanças nas nossas vidas e não irei regressar a terras africanas tão depressa, o Papá vai continuar entre lá e cá, mas mais tempo por Lisboa e por isso iremos retomar as nossas vidas aqui. Já inscrevi o Vicente no infantário e sei que lhe vai fazer bem, mas vai custar tanto… Estamos juntinhos desde sempre… Bom, mas não vou sofrer por antecipação, quando for o dia, daremos os dois o nosso melhor, tenho a certeza J
E as festas vão continuar, aniversário do avô, dia do Pai, a Páscoa, o meu aniversário, yeeehh!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

De volta a casa

 
De regresso a casa, menos 20o que em Maputo brrrrrrr, mas confesso que já tinha saudades deste friozinho de Janeiro tão familiar.
Chegamos a casa e a reacção da minha estrelinha não podia ser melhor, entramos no quarto dele e solta um “aaaaah” a sorrir e a olhar para tudo, lembra-se! Não há nada como a nossa casa J
Foi uma semana de correrias entre consultas e exames para o Vicente e para mim. As vacinas dos 12 meses. Ser observado por um ortopedista pediátrico, por ter deixado de andar e de não se manter em pé muito tempo. Tal como o pediatra de lá nos disse, a causa foi mesmo a varicela, o facto de ter sido aos 10 meses, é muito perigoso, pois nessa altura não têm defesas e se não tomarem antibiótico pode ser fatal, fiquei gelada ao ouvir o Dr. dizer isto. Felizmente foi bem medicado e houve apenas um retrocesso na aprendizagem, o que afectou o andar… Aos poucos vai retomando tudo o que já tinha adquirido. Fiquei descansada e estou mais tranquila.
Eu, vou fazer a uma pequena cirurgia ao pulso, pela tendinite que criei no pós-parto. Por esse motivo a estadia vai estender-se um pouco mais do que era suposto.
Matar saudades da família, amigos, estar presente na festa do 9o aniversário do meu rei, o meu sobrinho e afilhado, que não sabia que eu vinha e por isso foi uma mega surpresa! É tão mas tão bom! Estarmos pertinho de quem gostamos nem nos faz pensar em regressar a terras africanas.
Apesar de não termos vindo passar o Natal a Portugal, o Natal é quando o homem quer e iremos celebrá-lo agora com a família, não é a mesma coisa, mas vai ser bom J
Demos um “saltinho” ao centro comercial ao pé de casa e a minha estrelinha já pede para andar no carrocel, fica todo feliz e nem preciso de colocar moeda, é tão fofinho J
E por cá vamos andando a matar saudades.  


sábado, 2 de janeiro de 2016

1 ano de ti

 
Vieste preencher a nossa vida estrelinha! Contigo a vida tem magia, tem um sabor mais doce e tanto que nos ensinas, nem imaginas o quanto!
1 ano e estás tão crescido meu pequeno grande amor! 6 dentinhos com mais 2 a nascer. Dizes Tatá (tchau), Mamã, Pão, pápo (sapato), Isha (Luísa), Xé (chucha), Héin (Merlin), dizes txxx (dentes) assim que terminas de jantar porque já sabes que vais lavar os dentinhos, fazes aaaau assim que vês o leão no livro que lemos todos os dias e também sabes imitar o som do cão, adoras ouvir cantar os parabéns e aprendeste a soprar a vela para o dia do teu primeiro aniversário, coisa boa da mãe! De manhã quando acordas trazemos-te para a cama dos papás e brincamos aos moches e o que achas piada a isso! Já pedes para ouvir as músicas que gostas e o Panda e os Caricas já entraram na nossa casa… Se te peço um xi-coração agarras-te ao meu pescoço e baixas a cabeça para a encostares à minha, gostas de adormecer a fazer festas no meu cabelo, entre tantas outras coisas. És um doce tão mas tão saudável e saboroso bebé lindo da mamã!
Todos os dias te vejo crescer e todos os dias me ensinas mais e mais. És a vida dos papás, a estrelinha que veio iluminar o nosso caminho!
Tal como da primeira vez que te vi, continuo a sussurrar-te ao ouvido todos os dias: a Mamã está aqui, vou estar sempre aqui.